EXAME OFTALMOLÓGICO INFANTIL: QUANDO REALIZAR?

Exame oftalmológico infantil: Quando realizar?

O exame oftalmológico infantil deve ser realizado antes do primeiro ano de vida, idealmente entre 6 meses e um ano!

Isso porque quando nascemos, nossa visão não está formada, sendo que ela só alcança o desenvolvimento completo aos 6 anos de vida. Nos primeiros meses é quando a o bebê mais ganha visão e por isso as condições oculares são muito importantes. Muitas destas alterações, como grau alto ou grau diferente de um olho não podem ser percebidas se não for realizado um exame de rotina.

Se a criança tiver grau alto, catarata, ptose (pálpebra caída), estrabismo ou qualquer coisa que atrapalhe a visão, ela não se desenvolverá da maneira correta. Isso também é conhecido como “olho preguiçoso” (ambliopia).Assim, quanto mais cedo diagnosticamos alterações oculares, mais cedo tratamos e melhor resultado conseguimos.

Mas como faz exame em criança que nem fala? Essa é uma pergunta bem frequente dos pais pois muitos acreditam que o exame só pode ser realizado quando a criança informa a visão.

Isso não é verdade! O exame pode ser realizado em bebês sim, mas fazemos de outra maneira. Em crianças pequenas que ainda não conseguem informar a visão, nós realizamos o exame com brinquedos para fixação e o grau é verificado através de lentes e um aparelho com luz chamado retinoscopio. Desta maneira, conseguimos saber o grau ainda que o paciente não informe nada. Este exame também pode ser feito em pacientes autistas, com atraso de desenvolvimento ou qualquer outra limitação que impeça a colaboração para o exame.